Elias Rosendo, fundador do PT no Acre morre aos 93 anos

 

“Exemplar militante e defensor dos direitos sociais” destacou o Governador Tião Viana em sua conta no Twitter.

Natural do Piaui, seringueiro, Elias Rosendo foi fundador do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia em um período de enorme tensão e conflitos entre seringueiros e fazendeiros da região. 

Em 1982 ao lado de Nilson Mourão, Rosendo disputou o governo do Estado como candidato a vice, obtendo a maior votação proporcional já registrada por uma sigla de esquerda até então. 

Rosendo morreu nesta segunda-feira,08, aos 93 anos, de causas naturais, em sua residência, no bairro Tucumã, em Rio Branco. 

Em nota o PT do Acre lamentou a morte, confira a nota:

 

NOTA DE PESAR

É com profundo pesar que o Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores no Acre (PT/AC) lamenta o falecimento, aos 93 anos de idade, do seu fundador e histórico militante, companheiro Elias Rosendo.

Piauiense radicado acreano, seringueiro e poeta, Elias Rosendo foi a expressão viva da determinação, vontade e luta por um Acre mais justo e pelos trabalhadores da Amazônia. Ao lado de companheiros como Chico Mendes e Wilson Pinheiro, fundou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasileia, do qual foi o primeiro presidente.

Revolucionário, participou dos grandes empates e foi candidato a vice-governador pelo Partido dos Trabalhadores em 1982, ao lado de Nilson Mourão, obtendo a maior votação proporcional já registrada por uma sigla de esquerda à época.

Perseverante, aos 80 anos, mesmo após diversas complicações de saúde e com o lado direito do corpo paralisado, aprendeu a escrever com a mão esquerda e enfim publicou suas poesias. Nunca perdeu a alma de poeta e a essência de lutador.

Ao companheiro Elias Rosendo, nosso eterno agradecimento por sua valorosa contribuição ao Partido dos Trabalhadores e, especialmente, a toda sociedade acreana. À família enlutada, nossas sinceras condolências neste difícil momento.

Deputado Estadual DANIEL ZEN
Líder do Governo na ALEAC
Presidente do Diretório Regional do PT/AC

Comentários

aqui vai ficar os comentários do facebook